quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estudo Dirigido

1) Defina estratificação social.

2) Explique as propostas teóricas de Marx e Weber sobre a estratificação de classe.

3) Explique as propostas teóricas dos funcionalistas e dos evolucionistas sobre a estratificação de classe.

4) Diferencie o conceito de raça do conceito de etnia.

5) Diferencie o conceito de sexo, gênero e orientação sexual.

6) Defina estigma, preconceito e discriminação. Dê um exemplo de cada.

7) Defina estigma sentido e estigma sofrido. Dê um exemplo de cada.

8) Explique as duas teorias que estudamos sobre o início da estratificação de gênero.

9) O que são ações afirmativas? Para que elas servem? Dê 2 exemplos.

10) Para definir o nível de estratificação de determinada sociedade é necessário analisar 4 critérios. Explique cada um deles.

11) Para saber porque determinado grupo tem poder ou porque ele quer discriminar um grupo diferente, temos que analisar 5 pontos. Explique os 5 pontos.

12) Explique as 2 forças que impedem o fim da estratificação de gênero.

13) Defina e explique os 4 tipos de pessoas segundo Robert Merton.

Aula 07 - 1o Bimestre

Ações Afirmativas = Discriminação Positiva

Ações Afirmativas são políticas públicas e privadas voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade e à neutralização de preconceitos.

Aula 06 - 1o Bimestre

Estratificação Étnica

Raça: conceito que leva em consideração apenas os aspectos físicos e biológicos.

Etnia: conceito que leva em consideração as características físicas, biológicas, sociais e culturais.

* Existem 2 perguntas findamentais sobre a estratificação étnica:

A) Por que uma etnia quer discriminar a outra?
B) Por que uma etnia tem poder pra discriminar?

* Para responder isto devemos analisar 5 causas importantes:

1) Recursos de valor dos grupos étnicos: grupos étnicos possuem diferentes quantidades de recursos de valor. Essa diferenças são o resultado de discriminação passada. Quanto mais recursos um grupo étnico possui, mais apto ele está para reprimir a discriminação e mais apto ele está para discriminar.

2) Identificação de grupos étnicos como alvos de discriminação: para ser um alvo de discriminação você deve ser diferente de alguma forma. As características físicas são as mais fáceis de discriminar. As características culturais também são alvos de discriminação.

3) Níveis de discriminação: o mais baixo nível de discriminação é a segregação; o mais alto é o genocídio.

4) O grau de ameaça apresentado por um grupo étnico para outro: a discriminação é alimentada pelo medo e pela ignorância. Se um grupo se sentir discriminados por outro, ele discriminará.

5) A intensidade das crenças preconceituosas: o medo e a ignorância levam as pessoas a construírem estereótipos negativos negativos sobre determinados grupos. Quanto maior o medo e maior o desconheciemnto, mais negativos serão os estereótipos.

* Robert Merton distinguiu os vários tipos de pessoas da sociedade:

1) o "sempre liberal": não é preconceituoso e não discrimina;
2) o "liberal relutante": não é preconceituoso, mas em resposta às pressões da sociais, discriminará;
3) o "tímido intolerante": é preconceituoso, mas em resposta às pressões sociais, não discriminará;
4) o "sempre intolerante": é preconceituoso e discrimina.

* O seu tipo de pessoa pode variar de acordo com o grupo que você está se referindo. Ex: você pode ser um "liberal relutante" em relação aos homossexuais e um "tímido intolerante" em relação aos negros.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Exercício Extra 04 - 1o Bimestre (ENCERRADO)

** Leia a letra da música "Mito" da banda brasiliense ETNO e escreva um pequeno texto analisando a estratificação citada na música. Você deve abordar em seu texto a questão da escravidão e o preconceito racial atual, além de analisar as 5 causas que respondem às perguntas "Por que uma etnia quer discriminar? Por que uma etnia tem o poder de discriminar?".

"Suspeito padrão
À margem de um sistema
Os muros sociais,
Mostram seu lugar.
De frente pro espelho,
Marcas do esquema
E uma angustia no olhar.
Os barulhos das correntes
Forte na mente
De quem tem o desprezo como herança
Pelo medo e pela ignorância
Se destrói todos os sonhos de uma criança
Ela é apenas uma criança
Suspeito padrão
À margem de um sistema
Os muros sociais,
Mostram seu lugar.
De frente pro espelho,
Marcas do esquema
E uma angustia no olhar.
Acusado de um crime que não existe
A sua beleza não é aceitada
Vitima de um mal que ainda persiste
A sua história é simplesmente negada
Abafado e esquecido por um mito
Que esconde o que não deve ser escondido
Abafado e escondido por um mito
Mas que nunca devolve o que já foi perdido"

http://letras.terra.com.br/etno/1540762/

*** Este exercício será aceito se enviado até às 22h da quarta-feira, dia 14 de abril de 2010.

sábado, 10 de abril de 2010

Teoria funcionalista do gênero

Galera, dêem uma lidinha nesta reportagem. Fala exatamente sobre o que discutimos em sala, da função "natural" da mulher na nossa sociedade.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=957

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Exercício Extra 03 - 1o Bimestre (ENCERRADO)

** Observe a figura abaixo e escreva um pequeno texto analisando a estratificação de gênero exposta na imagem. Você deve utilizar em seu texto, no mínimo, os seguintes conceitos: estigma, preconceito, estratificação social e forças culturais.



*** Este exercício será aceito se enviado até às 22h da terça-feira, dia 06 de abril de 2010.

 

Web Page Hit Counter
Omaha Singles Web Sites