quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exercício Extra 04 - 2o Bimestre (ENCERRADO)

** Assita ao vídeo do YouTube e escreva um dissertação de, no mínimo, 3 parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão), analisando o acontecimento reltado e o único movimento social citado no vídeo utilizando os conceitos de estigma, preconceito, discriminação, nível de discriminação e movimento social.

http://www.youtube.com/watch?v=JDcPsRTt1yQ&feature=player_embedded


*** Este exercício será aceito se enviado até às 23h da quinta-feira, dia 1 de julho de 2010.

domingo, 13 de junho de 2010

Exercício Extra 03 - 2o Bimestre (ENCERRADO)

** Leia o "Manifesto do Movimento Passe Livre DF" e escreva um dissertação de, no mínimo, 3 parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão), ligando a idéia do texto, o movimento social representado nele, e, pelo menos, 4 conceitos da teoria dos movimentos sociais.

*** Este exercício será aceito se enviado até às 23h da segunda-feira, dia 14 de junho de 2010.


"No dia 08/12/05 a Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei que institui o passe livre estudantil no Distrito Federal. O projeto, que agora espera a sanção do Executivo, poderá entrar em vigor ainda em 2006. Considerando a luta que o Movimento Passe Livre tem travado para conquistar esse direito, julgamos necessário comentar essa aprovação que é, sem dúvida, uma grande conquista para a população do Distrito Federal, acostumada a um transporte sucateado, escasso, superlotado e, além de tudo, caro.

No nosso entendimento o sacrifício que somos obrigados/as a fazer todos os dias para nos locomover é resultado direto de uma lógica cruel, que submete os interesses de muitos aos privilégios de poucos. De acordo com essa lógica, é natural que os custos do transporte coletivo sejam pagos por quem o utiliza, ou seja, por aqueles e aquelas que se locomovem – mesmo sabendo que sem elas/es a sociedade não funcionaria.
Mas a nossa lógica é outra. Acreditamos que a sociedade como beneficiária dos transportes coletivos deva assumir a responsabilidade direta por esse serviço essencial. E é apontando na direção dessa lógica popular que enxergamos o passe livre estudantil como um primeiro ganho.

Durante todo o ano de 2005, a população do Distrito Federal esteve mobilizada na construção dessa outra lógica nos transportes. Os/as trabalhadores/as rodoviários/as conquistaram mais uma pequena parte de seus direitos, no processo de greve por melhores condições de trabalho. O MPL-DF, em parceria com outros grupos, realizou diversas mobilizações e, entre junho e agosto, uma bem-sucedida jornada de lutas contra o aumento das passagens e pela reestruturação dos transportes. Fechamos ruas, ocupamos órgãos públicos, promovemos catracaços e deixamos bem claro a nossa disposição de resistir a qualquer preço. A população em geral e diversos outros grupos se mobilizaram contra o desrespeito que é o atual sistema de transporte.
Não temos dúvida que foi essa pressão popular que fez os empresários e o governo repensarem sua postura. Temos a certeza que não foi por generosidade que as tarifas não aumentaram ou que o passe livre estudantil, um direito antes chamado de absurdo por muitos, foi agora aprovado por unanimidade.

A aprovação do projeto de lei não representa, todavia, que o direito ao passe livre foi garantido. Muita luta ainda será necessária para que esta aprovação represente os interesses do povo, e é certo que o povo quer muito mais que esse passe livre. O projeto aprovado prevê passe livre com linhas definidas (escola-casa/casa-escola), quando entendemos que o direito efetivo não deveria importar-se com data – hora – local - razão. No projeto aprovado o estado só paga um terço da passagem (deixando os outros dois terços pra população continuar pagando em suas passagens) quando entendemos que os recursos públicos do estado poderiam pagar até mais que o valor total das passagens - ao invés de destinar quase todos seus recursos a projetos que só beneficiam os ricos. O projeto aprovado prevê também que o direito não seja utilizado em férias, fins de semana e feriados, quando entendemos que o direito ao passe livre serve para o estudante educar-se para além da escola. A educação está também na biblioteca, no cinema, nas atividades culturais e, porque não, nos eventos culturais noturnos. Por fim, esse projeto prevê severas punições a estudantes que não seguirem as regras colocadas. Mas não nos enganemos: as regras são privativas do direito de ir e vir (pro cinema, pro teatro, pra reunião do grupo de estudos, pros encontros culturais etc.) e a possibilidade de punição dá aquela margem necessária pros donos das empresas de transporte burlarem a lei e jogarem estudantes na burocracia, fora do direito conquistado. De todo modo, reafirmamos, esse projeto de lei aprovado é uma conquista material significativa, e todos agentes institucionais, parlamentares e populares) participantes deste processo tem seu mérito na conquista. Mérito esse que, pro longo prazo, pra luta popular, só se mostra válido nas práticas de longo prazo, da luta do povo.

Se as autoridades, entretanto, acharam que iam nos calar aprovando esse projeto, se enganaram. Se acharam que íamos parar de lutar contra os abusos empresariais nos transportes, sua análise foi equivocada. Se acharam que, com esse pequeno avanço, iam evitar que a rebelião que vem ocorrendo em todo país atingisse a capital nacional, sentimos muito em informar mas, mais uma vez, nos subestimaram. Se, ao contrário, embora duvidemos, as autoridades aprovaram o projeto por achá-lo justo e necessário para a população, precisamos informa-los que, para alcançar o que é justo e necessário ainda há muito por fazer, e o passe livre é apenas um começo.

Nós, do Movimento Passe Livre, reafirmamos a nossa disposição e (mais que isso) a necessidade de continuar lutando, Não sossegaremos enquanto o transporte que alguns chamam de público não possa ser, de fato, assim chamado por todos. Enquanto o transporte coletivo e a sociedade não tiverem seus funcionamentos absolutamente alterados para uma lógica popular, as ruas ainda correm o risco de serem fechadas, os órgão públicos não estão a salvo de serem ocupados, os ônibus ainda correm o risco de um catracaço iminente, etc. Por isso, como sempre dizemos (o) amanhã vai ser maior. As mobilizações, passeatas e atos continuam e o MPL mantém sua disposição de luta na sociedade, por uma vida sem catracas. Já fizemos muito e mas ainda temos muito mais o que fazer. O distúrbio está só começando...

Movimento Passe Livre - DF
O Nosso futuro em NOSSAS mãos".

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exercício Extra 02 - 2o Bimestre (ENCERRADO)

** Assista ao vídeo "Can't Hold Us Down" da Christina Aguilera e escreva um dissertação de, no mínimo, 4 parágrafos, ligando a idéia do clipe, o movimento social representado nele, e, pelo menos, 4 conceitos da teoria dos movimentos sociais.

*** Este exercício será aceito se enviado até às 12h do sábado, dia 12 de junho de 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=H0bjiyvWqb4

LETRA

So what am I not supposed to have an opinion
Should I be quiet just because I'm a woman
Call me a bitch cause I speak what's on my mind
Guess it's easier for you to swallow if I sat and smiled

When a female fires back
Suddenly big talker don't know how to act
So he does what any little boy will do
Making up a few false rumors or two

That for sure is not a man to me
Slanderin' names for popularity
It's sad you only get your fame through controversy
But now it's time for me to come and give you more to say

This is for my girls all around the world
Who've come across a man who don't respect your worth
Thinking all women should be seen, not heard
So what do we do girls?
Shout louder!
Letting them know we're gonna stand our ground
Lift your hands high and wave them proud
Take a deep breath and say it loud
Never can, never will, can't hold us down

Nobody can hold us down
Nobody can hold us down
Nobody can hold us down
Never can, never will

So what am I not supposed to say what I'm saying
Are you offended by the message I'm bringing
Call me whatever cos your words don't mean a thing
Guess you ain't even a man enough to handle what I sing

If you look back in history
It's a common double standard of society
The guy gets all the glory the more he can score
While the girl can do the same and yet you call her a whore

I don't understand why it's okay
The guy can get away with it & the girl gets named
All my ladies come together and make a change
Start a new beginning for us everybody sing

This is for my girls all around the world
Who've come across a man who don't respect your worth
Thinking all women should be seen, not heard
What do we do girls?
Shout louder!
Letting them know we're gonna stand our ground
Lift your hands high and wave 'em proud
Take a deep breath and say it loud
Never can, never will, can't hold us down

[Lil' Kim:]
Check it - Here's something I just can't understand
If the guy have three girls then he's the man
He can either give us some head, sex her off
If the girl do the same, then she's a whore
But the table's about to turn
I'll bet my fame on it
Cats take my ideas and put their name on it
It's aiight though, you can't hold me down
I got to keep on movin'
To all my girls with a man who be tryin to mack
Do it right back to him and let that be that
You need to let him know that his game is whack
And Lil' Kim and Christina Aguilera got your back

But you're just a little boy
Think you're so cute, so coy
You must talk so big
To make up for smaller things
So you're just a little boy
All you'll do is annoy
You must talk so big
To make up for smaller things

This is for my girls...
This is for my girls all around the world
Who've come across a man who don't respect your worth
Thinking all women should be seen, not heard
So what do we do girls?
Should out loud!
Letting them know we're gonna stand our ground
Lift your hands high and wave 'em proud
Take a deep breath and say it loud
Never can, never will, can't hold us down

This is for my girls all around the world
Who've come across a man who don't respect your worth
Thinking all women should be seen, not heard
So what do we do girls?
Shout louder!
Letting them know we're gonna stand our ground
Lift your hands high and wave 'em proud
Take a deep breath and say it loud
Never can, never will, can't hold us down
Spread the word, can't hold us down


TRADUÇÃO

Então porque eu não deveria ter uma opinião
Eu deveria ficar calada só porque sou uma mulher
Me chama de vagabunda porque eu falo o que penso
Acho que é mais fácil para você suportar se eu sento e sorrio


Quando uma mulher atira de volta
De repente o grande falador não sabe como agir
Então ele faz o que qualquer garotinho faria
Inventando um ou dois falsos boatos


Isto com certeza não é um homem pra mim
Difamando nomes por popularidade
É triste que você só consiga fama através de polêmicas
Mas agora é a minha vez de vir e dar-lhe algo mais a dizer


Isto é pras minhas garotas no mundo inteiro
Que se depararam com um homem que não respeita o seu valor
Pensando que todas as mulheres são para serem vistas, não ouvidas
Então o que fazemos garotas?
Gritamos bem alto!
Deixando-os saber que nós vamos manter a nossa área
Levantem sua mãos alto e acenem com orgulho
Respire fundo e diga bem alto
Nunca puderam, nunca irão, não podem nos controlar


Ninguém pode nos controlar
Ninguém pode nos controlar
Ninguém pode nos controlar
Nunca puderam, nunca irão


Então porque eu não deveria dizer o que estou dizendo
Você está ofendido com a mensagem que estou trazendo
Chame-me de qualquer coisa porque suas palavras não querem dizer nada
Acho que você nem é homem suficiente para aguentar o que eu canto


Se você olhar pra trás, na história
É um padrão duplo comum da sociedade
O homem ganha toda a glória quanto mais ele puder faturar
Enquanto a mulher que faz o mesmo é chamada de prostituta


Eu não entendo como isto seja certo
O garoto pode sair tranqüilamente, e a garota fica com a fama
Todas as minhas companheiras venham juntas e façam uma mudança
Façam um novo começo para nós - todas cantem


Isso é pra todas as minhas garotas ao redor do mundo
Que se depararam com um homem que não respeita o seu valor
Pensando que todas as mulheres são para serem vistas, não ouvidas
Então o que fazemos garotas?
Gritamos bem alto!
Deixando-os saber que nós vamos manter a nossa área
Levantem sua mãos alto e acenem com orgulho
Respire fundo e diga bem alto
Nunca puderam, nunca irão, não podem nos controlar


Lil' Kim:
Veja só, tem algo que eu não consigo entender
Se um cara tem três garotas ele é um garanhão
Ele pode enganá-las e usá-las como quiser
Se uma garota faz o mesmo então ela é uma vadia
Mas a mesa vai virar
Eu aposto minha reputação nisso
Gatos roubam minhas idéias e e usam seus nomes
Já chega, vocês não podem me controlar
Eu tenho que continuar em frente
Para todas minhas garotas que homens mandam
Faça direito e devolva a ele na mesma moeda
Você precisa devolver o seu joguinho
E Lil' Kim e Christina Aguilera põe você no comando!


Mas você é só como um menino pequeno
Acham você fofo, tão tímido
Você só fala que é grande
Mas você só faz coisas pequenas
Você é só como um menino pequeno
Tudo que você faz pertuba
Você fala que é grande
Mas você só faz coisas pequenas


Isso é para as minhas garotas
Isso é para minhas garotas ao redor do mundo
Que têm através de ser homem o respeito
Pensa que todas as mulheres gostam de você, errado
Então o que fazemos, meninas?
Gritamos alto!
Deixando saber que nós vamos manter a nossa área
Levantem sua mãos alto e acenem em orgulho
Respire fundo e diga bem alto
Nunca puderão, nunca irão, nunca vão nos controlar


Isso é para as minhas meninas ao redor do mundo
Que se depararam com um homem que não respeita
Pensa que todas as mulheres gostam de você, errado
Então o que fazemos garotas?
Gritamos bem alto!
Deixando saber que nós vamos manter a nossa área
Levantem sua mãos alto e acenem em orgulho
Respire fundo e diga bem alto
Nunca puderão, nunca irão, nunca vão nos controlar!
Esoalhe pro mundo, nunca vão nos controlar!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Roteiro da Resenha - 2o Bimestre

Filme: Milk – A Voz da Igualdade (2008)


Atenção:

• A formatação dos trabalhos deve seguir as normas da ABNT. Essas normas estão na apostila disponível na mecanografia ou por email (blogdesociologia3@gmail.com). Leia com atenção e siga todos os passos. A formatação correta do trabalho não soma pontos, mas a errada, subtrai.

• O trabalho deve ser digitado e pode ser feito individualmente, em dupla ou em trio.

• A resenha deve ser entregue na data combinada. Não haverá exceções, portanto, não deixe para fazer o trabalho em cima da hora e o imprima antes do dia de entrega. Se você deixar o trabalho para imprimir no colégio no dia de entrega e algum problema o impedir, a responsabilidade será exclusivamente sua.

• Não serão aceitas resenhas com nomes e/ou números escritos à mão.


Partes da resenha:

Parte 1 – Introdução – Explique o objetivo e os caminhos que você seguiu na elaboração do trabalho. É recomendável que a introdução seja feita depois do desenvolvimento e da conclusão. A introdução funciona como um resumo do trabalho.

Parte 2 – Desenvolvimento – Esta parte deve conter uma dissertação que analise o filme “Milk – A Voz da Igualdade” utilizando a teoria dos movimentos sociais. Utilizem a teoria para analisar criticamente o filme. Vocês têm liberdade para utilizar outros conceitos (como os da estratificação social) e comparar realidades, mas não se esqueçam da teoria estudada e cuidado para não caírem no senso comum. Esta dissertação deve ter, no mínimo, 02 páginas.

Parte 3 – Conclusão – Explique a quais conclusões teóricas você chegou ao fazer este trabalho. Atenção: a conclusão não é sobre a sua experiência ao fazer o trabalho, é sobre a conexão entre a teoria e o filme. A teoria se encaixou no filme de que forma? Alguma das escolas teóricas está certa? Qual? Por quê? Etc.


Pontuação

• Introdução: 0,5 pontos.
• Desenvolvimento: 1,0 pontos.
• Conclusão: 0,5 pontos.
• Total: 2,0 pontos.

Estudo Dirigido - 2o Bimestre

1) Quais as 4 características de um movimento social? Explique cada uma.

2) Defina os 3 princípios de existência dos movimentos sociais e explique cada um.

3) Cite 2 diferenças entre os movimentos sociais e as organizações permanentes. Dê um exemplo de cada. Justifique sua resposta.

4) Quais são as 3 funções dos movimentos sociais? Explique cada uma delas.

5) Quais as 4 fases de amadurecimento pelas quais um movimentos social específico deve passar? Cite pelo menos 2 características de cada fase.

6) Defina os 5 mecanismos de organizaçãos dos movimentos sociais e explique cada um.

7) Dê 3 características dos movimentos reformistas. Dê 1 exemplo do movimento e justifique sua resposta.

8) Dê 3 características dos movimentos revolucionários. Dê 1 exemplo do movimento e justifique sua resposta.

9) Dê 4 características dos movimentos sociais gerais. Dê 1 exemplo do movimento e justifique sua resposta.

10) Dê 4 características dos movimentos sociais específicos. Dê 1 exemplo do movimento e justifique sua resposta.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aula 05 - 2o Bimestre

Filme da Resenha:

MILK - A voz da igualdade

Aula 04 - 2o Bimestre

Movimento Reformista: visa mudar um aspecto parcial da ordem social. O movimento social reformista aceita os princípios, os valores existentes. É baseado nesses valores que está suas reivindicações. O movimento social reformista possui certa respeitabilidade, procura avançar conquistando uma opinião pública favorável e, embora fale em nome de algum grupo oprimido, não tem nesse grupo a base de sua força. Ele busca em um público com mais poder de decisão um simpatia com o grupo explorado. A função básica de um movimento social reformista não é a mudança social, é a reafirmação dos valores ideais.

Movimento Revolucionário: visa reconstruir a ordem social segundo princípios totalmente diferentes. O movimento social revolucionário não tenta influenciar as pessoas, tenta converte-las, e sua agitação dirige-se aos oprimidos. O objetivo do movimento social revolucionário é organizar a parte explorada do mundo na luta pela mudança.

Aula 03 - 2o Bimestre

Movimentos Sociais Específicos:

Surgem de um movimento social geral. Os objetivos abstratos dos movimentos sociais gerais se cristalizam e convergem para um objetivo específico.

Os movimentos sociais específicos possuem um objetivo bem definido e uma organização nítida. No interior do movimento desenvolve-se uma divisão do trabalho, mas o movimento está em permanente construção de sua identidade.

Para que esses movimentos se consolidem, precisam passar por 4 fases de amadurecimento:

- Inquietação Social: as pessoas estão ansiosas agem descoordenadamente. São facilmente influenciáveis e precisam da figura do “agitador”, que desempenha o papel de por o movimento em marcha.

- Excitação Popular: os indivíduos ainda estão desorientados, mas menos que na fase anterior. O movimento começa a definir mais profundamente seus objetivos. O líder tende a ser um profeta ou reformador.

- Formalização: o movimento define sua organização, com regras e táticas. O líder tende a ser um estadista, um estrategista.

- Institucionalização: nessa fase, o movimento social possui uma organização fixa, com militantes permanentes e estrutura para alcançar seus objetivos. O líder tende a ser um administrador.

Existem 5 mecanismos pelos quais os movimentos sociais se organizam de uma fase para outra:

- A Agitação: tem papel fundamental no nascimento e nas fases iniciais do movimento social. Ela é importante porque desperta as pessoas para novos impulsos e idéias que as tornem inquietas e insatisfeitas. Depois, o agitador deve apontar um caminho a ser seguido. A agitação é eficaz em suas situações:
Situações caracterizadas por abusos, discriminação e injustiça, mas que são aceitas com naturalidade pelo grupo que os sofrem. Nessa situação a figura do agitador é a de uma pessoa calma, que agita não pelo que faz, mas pelo que fala. Ele ajuda as pessoas a ver as coisas de um novo ângulo. Esse agitador leva as pessoas a pôr em dúvida o que antes lhes parecia natural.
Situações em que as pessoas já estão inquietas e descontentes, mas continuam tímidas demais para agir. Nessa situação o agitador é inquieto e agressivo, cujo comportamento atrai a atenção das pessoas e as contagia. Sua agressividade pode facilmente despertar outras pessoas já predispostas ao mesmo tipo de comportamento.

A agitação serve para recrutar adeptos, para dar o impulso inicial ao movimento social, mas por si só não bastaria para organizá-lo e dar-lhe continuidade. Outros mecanismos são necessários.

- “Esprit de Corps”: organização do sentimento grupal; uma forma de entusiasmo grupal. É ele que dá vida ao movimento. Ao desenvolverem sentimentos de proximidade as relações dentro de movimento social passam a ser de cooperação e não de competição. O esprit de corps serve para reforçar a nova concepção do indivíduo em si e no movimento. Ele ajuda a aumentar a vinculação das pessoas com o movimento. Porém, do mesmo modo que a aitação, a existência do “esprit de corps” é insuficiente para o desenvolvimento de um movimento social. Para se sustentar um movimento social deve inspirar uma lealdade mais firme do que o mero entusiasmo.

- O Desenvolvimento do Moral: propósito coletivo persistente ou um querer grupal. O moral está baseado em 3 convicções:
Retidão de propósitos do movimento. Esta convicção vem acompanhada pela crença de que a vitória do movimento social levará a sociedade a uma situação ideal, sem injustiças.
Fé na vitória do movimento. Crença de que o êxito do movimento é inevitável, mesmo que somente à custa de duros esforços.
A missão do movimento é sagrada. Fundamental para a continuidade da sociedade.

Essas convicções servem para dar persistência aos membros do movimento social. Obstáculos e derrotas transformam-se em esforços renovados e não em desânimo.

O sociólogo Hebert Blumer vê o desenvolvimento do moral de um movimento social como o surgimento de atitudes de fé religiosa.ele afirma que todo movimento social duradouro adota alguma forma de culto que, em geral, possui um “santo” principal escolhido entre os líderes populares do movimento social. Hitler e Marx seriam exemplos de líderes populares que foram adotados com “santos”. Os heróis e mártires também são consideradas figuras sagradas. É possível também perceber o surgimento de um credo ou literatura sagrada. Essa literatura serve para reforçar o princípio de totalidade, juntamente com os mitos.

- A Ideologia Grupal: corpo de doutrinas, crenças e mitos que traça o caminho a ser seguido pelo movimento social. A ideologia possui um duplo caráter: o erudito (acadêmico) e o popular. A ideologia grupal consiste, primeiro, numa exposição dos objetivos do movimento. Segundo, num conjunto de críticas à estrutura vigente que o movimento procura mudar. Terceiro, justificativa de seus objetivos. Quarto, crenças referentes às táticas do movimento social. Quinto, os mitos do movimento.

- A Tática: se desdobra em 3 direções.
Recrutamento de adeptos;
Conservação dos que á aderiram ao movimento social;
Busca dos objetivos propostos.

As táticas são flexíveis e variáveis assumindo sua forma determinada segundo a natureza da situação, as exigências das circunstâncias e a criatividade dos membros do movimento.

 

Web Page Hit Counter
Omaha Singles Web Sites