terça-feira, 8 de junho de 2010

Aula 03 - 2o Bimestre

Movimentos Sociais Específicos:

Surgem de um movimento social geral. Os objetivos abstratos dos movimentos sociais gerais se cristalizam e convergem para um objetivo específico.

Os movimentos sociais específicos possuem um objetivo bem definido e uma organização nítida. No interior do movimento desenvolve-se uma divisão do trabalho, mas o movimento está em permanente construção de sua identidade.

Para que esses movimentos se consolidem, precisam passar por 4 fases de amadurecimento:

- Inquietação Social: as pessoas estão ansiosas agem descoordenadamente. São facilmente influenciáveis e precisam da figura do “agitador”, que desempenha o papel de por o movimento em marcha.

- Excitação Popular: os indivíduos ainda estão desorientados, mas menos que na fase anterior. O movimento começa a definir mais profundamente seus objetivos. O líder tende a ser um profeta ou reformador.

- Formalização: o movimento define sua organização, com regras e táticas. O líder tende a ser um estadista, um estrategista.

- Institucionalização: nessa fase, o movimento social possui uma organização fixa, com militantes permanentes e estrutura para alcançar seus objetivos. O líder tende a ser um administrador.

Existem 5 mecanismos pelos quais os movimentos sociais se organizam de uma fase para outra:

- A Agitação: tem papel fundamental no nascimento e nas fases iniciais do movimento social. Ela é importante porque desperta as pessoas para novos impulsos e idéias que as tornem inquietas e insatisfeitas. Depois, o agitador deve apontar um caminho a ser seguido. A agitação é eficaz em suas situações:
Situações caracterizadas por abusos, discriminação e injustiça, mas que são aceitas com naturalidade pelo grupo que os sofrem. Nessa situação a figura do agitador é a de uma pessoa calma, que agita não pelo que faz, mas pelo que fala. Ele ajuda as pessoas a ver as coisas de um novo ângulo. Esse agitador leva as pessoas a pôr em dúvida o que antes lhes parecia natural.
Situações em que as pessoas já estão inquietas e descontentes, mas continuam tímidas demais para agir. Nessa situação o agitador é inquieto e agressivo, cujo comportamento atrai a atenção das pessoas e as contagia. Sua agressividade pode facilmente despertar outras pessoas já predispostas ao mesmo tipo de comportamento.

A agitação serve para recrutar adeptos, para dar o impulso inicial ao movimento social, mas por si só não bastaria para organizá-lo e dar-lhe continuidade. Outros mecanismos são necessários.

- “Esprit de Corps”: organização do sentimento grupal; uma forma de entusiasmo grupal. É ele que dá vida ao movimento. Ao desenvolverem sentimentos de proximidade as relações dentro de movimento social passam a ser de cooperação e não de competição. O esprit de corps serve para reforçar a nova concepção do indivíduo em si e no movimento. Ele ajuda a aumentar a vinculação das pessoas com o movimento. Porém, do mesmo modo que a aitação, a existência do “esprit de corps” é insuficiente para o desenvolvimento de um movimento social. Para se sustentar um movimento social deve inspirar uma lealdade mais firme do que o mero entusiasmo.

- O Desenvolvimento do Moral: propósito coletivo persistente ou um querer grupal. O moral está baseado em 3 convicções:
Retidão de propósitos do movimento. Esta convicção vem acompanhada pela crença de que a vitória do movimento social levará a sociedade a uma situação ideal, sem injustiças.
Fé na vitória do movimento. Crença de que o êxito do movimento é inevitável, mesmo que somente à custa de duros esforços.
A missão do movimento é sagrada. Fundamental para a continuidade da sociedade.

Essas convicções servem para dar persistência aos membros do movimento social. Obstáculos e derrotas transformam-se em esforços renovados e não em desânimo.

O sociólogo Hebert Blumer vê o desenvolvimento do moral de um movimento social como o surgimento de atitudes de fé religiosa.ele afirma que todo movimento social duradouro adota alguma forma de culto que, em geral, possui um “santo” principal escolhido entre os líderes populares do movimento social. Hitler e Marx seriam exemplos de líderes populares que foram adotados com “santos”. Os heróis e mártires também são consideradas figuras sagradas. É possível também perceber o surgimento de um credo ou literatura sagrada. Essa literatura serve para reforçar o princípio de totalidade, juntamente com os mitos.

- A Ideologia Grupal: corpo de doutrinas, crenças e mitos que traça o caminho a ser seguido pelo movimento social. A ideologia possui um duplo caráter: o erudito (acadêmico) e o popular. A ideologia grupal consiste, primeiro, numa exposição dos objetivos do movimento. Segundo, num conjunto de críticas à estrutura vigente que o movimento procura mudar. Terceiro, justificativa de seus objetivos. Quarto, crenças referentes às táticas do movimento social. Quinto, os mitos do movimento.

- A Tática: se desdobra em 3 direções.
Recrutamento de adeptos;
Conservação dos que á aderiram ao movimento social;
Busca dos objetivos propostos.

As táticas são flexíveis e variáveis assumindo sua forma determinada segundo a natureza da situação, as exigências das circunstâncias e a criatividade dos membros do movimento.

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