domingo, 12 de setembro de 2010

Grupo 3 - Capítulo 2 "Proletários e Comunistas"

Queridxs,


3 resumos ficaram muito bons: 3F, 3D e 3B! No entanto, o resumo do 3F ganhou o primeiro lugar pela originalidade. =]
Parabéns para o Marcelo, Ulissulivan, Lukas, João, Matheus e Caio do 3F; Renata, Ulli, Daniela, Marina, Dayanne, Bruno e Henrique do 3D; e Raquel, Ana Beatriz e João Lourenço do 3B! \o/

*********************************************************************************

Resumo do 3F

PROLETÁRIOS E COMUNISTAS

O livro ilustra em nossa parte Cap. II - Proletários e Comunistas (Pág. 59 a 67) de forma acintosa como os comunistas mostram-se defensores da classe proletária. A Revolução Francesa é um acontecimento que foi alvo de critica pelos comunistas, pois acreditavam que nesse processo se aboliu a propriedade feudal em favor da burguesa. Com esse argumento acredita-se que derruba o principal argumento capitalista que com a aplicação deste sistema, a propriedade conseguida com o trabalho seria uma forma injusta de dividi-la. O pensamento é simples o mundo não tem dono, pois a cada geração as terras foram roubadas por um grupo e apossada por outro, os comunistas seriam uma salvação para esse caos mundial.

A burguesia acusada de ser a grande vilã é culpada pela desigualdade pagando ao operário apenas o salário para as necessidades básicas, e a exploração indevida de seus empregados, pode-se destacar a seguinte frase: “Portanto, na sociedade burguesa o passado domina o presente, na sociedade comunista o presente domina o passado”.Uma clara forma de indignação, pelo caminho que a produção industrial tomava.

Os comunistas criticavam de forma veemente o destino que as famílias estavam tendo, enquanto os operários entregavam a própria sorte seus filhos, levando-os novinhos aos trabalhos em indústrias inseguras, máquinas sem a devida manutenção e espancados por patrões sem paciência, suas mulheres eram sujeitadas a condições semelhantes de trabalhos. Por outro lado os burgueses prostituam suas próprias esposas não as dando direito de voz, seus filhos tinham uma educação diferenciada que também era ineficiente, o livro faz o seguinte comentário: “Transforma suas crianças em simples artigos de comércio e em simples instrumentos de trabalho”.

Segundo o Manifesto um dos argumentos contra o comunismo era a abolição das nações em um projeto gradativo, e em defesa a esse ataque os mesmos diziam que a classe operária é um povo sem pátria, e que acabando com essas divisões territoriais, poderiam encerrar-se com as idéias religiosas, morais, filosóficas, políticas, jurídicas e etc, que definiam como verdades eternas e um atraso social.

O primeiro passo para implantar definitivamente o comunismo é o operário chegar ao poder! E conquistar a democracia.

Enfim o que se precisa é tornar-se comunitário tudo o que indica a dominação de uma classe, e aos poucos se tornar público toda a produção.


LEITURA CRÍTICA DO COMUNISMO

Cinquenta anos em cinco, é, pois bem já se passaram os cinquenta anos da inauguração de Brasília, e a frase que se mostrava bastante progressiva, acaba se tornando uma ironia, visto o regresso por qual se passa a capital, quem sabe J.K. era apenas um utopista, porém ele não chega nem aos pés dos maiores sonhadores de todos os tempos Karl Marx e Friederich Engels.

Dois jovens que segundo a história eram de classes totalmente opostas Marx um jovem pobre e genioso, quem sabe marcas de sua vida atribulada, já Engels um jovem rico, criado pela burguesia que crescia exponencialmente, sua união creio que para físicos seria definido pela Teoria do Caos e pelos Cristãos, A Vontade de Deus, enfim reviravoltas que o Universo dá.

O Filme Revolução dos Bichos, baseado na obra do escritor George Orwell, relata isso com a união dos animais, quem sabe o por que deles estarem lá? Reunidos? Complexidades da vida... a diferença de classes pode ser percebida pela união dos bichos.

Associar o roteiro do filme ao comunismo não é nenhuma viajem sobrenatural, poderíamos ir até a Rússia mas não! Não é necessário ir tão longe, o caso de Cuba é simplesmente mais curioso, munidos de um ideal prontos a livrar seu país de um poder ditatorial jovens decidem pela luta armada, a fim de implantar uma sociedade justa! Da vontade de rir né?

É... sorte de Che Guevara, que já está morto por não presenciar o destino que está levando a luta a qual tanto se dedicou em vida, e ver se materializando o fantasma dos revolucionários (O PODER). Fidel com seus soldados realmente conseguiu mostrar que o poder pode corromper qualquer pessoa, que não adiantaria nada os ditos operários chegarem ao poder “prometo não alfinetar o Lula”, que nada mudaria.

OK estou sendo totalmente injusto, em Cuba todo mundo recebe o mesmo salário, assim todo mundo que não seja do governo ou profissional do sexo, é digamos 80 por cento da população “sendo o mais otimista dos homens claro”, eles realmente experimentam do paraíso comunista, tendo acesso a educação e salários igualitários. VIVA...

Não se pode ser ingênuo a ponto de pensar, que Marx acreditava com todo o coração que seu Manifesto um dia se tornaria real, porém hoje em dia já está mais do que provado e comprovado que o homem jamais se contentará em ser igual ao próximo, a ciência, a filosofia e a religião pregam a milênios que todos somos diferentes e não há como lutar contra a natureza, isto é fato, e contra fatos não há argumentos.

TEXTO PESSOAL

MARCELO MACHADO DA SILVA JÚNIOR


PARÓDIA

MÚSICA: Proibida pra mim, Charlie Brown Junior

ELE ACHOU MEU DISCURSO ENGRACADO

DISSE QUE NAO SERIA NINGUEM

O COMUNISMO ERA APENAS UM SONHO

E A BURGUESIA DOMINARIA SEMPRE

EU VOU FAZER DE TUDO QUE EU PUDER

DE GREVES A REVOLUCAO

EU POSSO ATE ESCREVER UM MANIFESTO

E CHEGAREI AO TOPO.

A IGUALDADE É O QUE MANDA O CORACAO

ONDE TODAS AS CRIANCAS TEM EDUCACAO

EM UM MUNDO SEM EXPLORACAO

E TODOS SOMOS IRMAOS

Nenhum comentário:

 

Web Page Hit Counter
Omaha Singles Web Sites