quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Grupo 5 - Estatutos da AOI e Ad Feuerbach

Queridxs, nenhum resumo dos grupos 5 ficaram, de verdade, bom. Não darei os 0,5 para ninguém. Os principais problemas foram: cópia do livro e cópia da internet.

Colocarei um pedaço de 2 resumos no blog. O primeiro foi escolhido por ter sido um pouco mais original na parte dos Estatutos da AOI.
O segundo por ter explicado melhor, mesmo que usando algumas partes da internet, a crítica de Marx a Feuerbach.


Parabéns Isadora, Tamara, Gleiciane, Vinícius e Juliana do 3F; e Marcos, Victória, Jovelina e Jéssica do 3D.

************************************************************************

Resumo 3E

Em setembro de 1871, ocorre a conferência da AOI (associação operária internacional) em Londres, criam-se então 13 estatutos baseados em algumas considerações. Assim como na AOI, no filme “A revolução dos bichos” são criados mandamentos, os quais deveriam guiar os membros em seu caminho na busca por seus direitos.

As considerações são as seguintes: A classe trabalhadora deve lutar por seus próprios direitos e assumir os seus deveres. A busca deve ser por uma sociedade igualitária e não superior. Toda miséria, trabalho mal remunerado e “inferioridade intelectual” sofridos são conseqüências da subordinação dos proletários(operários) em relação aos burgueses(retentores dos meios de trabalho). Todas as buscas anteriores por melhoria falharam por conta da desunião dos operários. Esses problemas com os operários não são problemas locais ou nacionais, mas sim problemas globais.

De diversas maneiras, os mandamentos do filme assemelham-se aos 13 estatutos, inclusive em sua base. O movimento de revolução dos bichos tem mais ou menos as mesmas idéias levando em consideração que os animais seriam os proletários e os burgueses são os humanos.

A AOI declara que todos os indivíduos filiados a ela devem sempre se utilizar da verdade, a moral e a justiça em suas relações e, jamais reconhecer direitos sem deveres ou deveres sem direitos.

Funda-se a AOI no desejo de que haja uma comunicação e ajuda mutuas entre as classes operárias( Em um rápido contraste com o filme, percebe-se mais uma vez que também existe essa busca pela comunicação no celeiro e que, os humanos temem essa comunicação.)

Uma vez por ano, deverá ocorrer o CONGRESSO GERAL, que tem por função proclamar os desejos comuns dos operários, tomar as medidas necessárias para o bom funcionamento da AOI e escolher os membros do CONSELHO GERAL. No congresso geral também, a data e o local do próximo congresso.

O conselho deve ser constituído por operários de diferentes países que devem fazer um relatório público com suas atividades periodicamente.

O conselho tem total liberdade para eleger pessoas que assumirão papéis como de tesoureiros ou secretários.

O conselho é como uma forma de comunicação entre os países e, sempre que for necessário, um conselho pode dar sugestões para problemas independentemente de ser um problema local ou global.

A AOI é uma associação proselitista que busca sua força na união. O proletariado vê que precisa de poder político para conseguir força e, que isso só ocorrerá com a formação de um novo partido.

Todos que concordam com os princípios da AOI podem tornar-se membros. Sempre que um membro precisar ser transferido de país, a AOI procurará ampara-lo e apóia-lo.As sociedades operárias que se unirem a AOI devem manter sua organização existente.

Os 13 estatutos podem ser revisados desde que dois terços dos delegados presentes estejam de acordo. Todos os casos que não estão nos estatutos são previstos em um regulamento especial.

No filme, pode-se dizer que as bases eram parecidas até a morte de Old Major e depois com a expulsão do único porco que seguia suas idéias, Old Major tinha uma teoria para uma sociedade de base muito marxista, mas, com sua morte e Napoleão no comando tudo muda, indo completamente contra os mandamentos, eles começam a comportar-se como humanos e mudam todos os mandamentos trazendo sofrimento aos outros animais implantando praticamente uma ditadura.


***********************************************************************


Resumo do 3D

**Quem foi Ludwig Feurebach?

Nasceu em 28 de julho de 1804 e morreu em 13 de setembro de 1872. foi um filósofo alemão. Viveu no século 19

foi deixado de lado pela universidade alemã pois a universidade dava grande valor as ideias de Hegel. E também pelas suas concepções ateístas

Deixou de lecionar na faculdade, e algum tempo depois no século 19 ainda ele foi recuperado pelo filosofo KARL MARX (Marx traz a tona feuerbach pelos seus conceitos de alienação e religião)

Ideia principal da filosofia de feuerbach e tentar descobrir como a ideia de Deus de divino surgiu na mente humana. Feurbach não vai discutir a existência ou não de Deus

Pois para ele isso é uma pergunta obvia para ele Deus não existe.

Porem a preocupação de feuerbach é a ideia de Deus para a humanidade (como essa concepção surgiu na sociedade)

A filosofia de feurbach era muito próxima a antropologia

Antropologia invertida de feuerbach:

Para feuerbach deveria existir uma inversão entre Deus e o homem

Argumento religioso: Deus criou o Homem então era como se Deus estivesse a cima do homem (Deus é criador e o homem é criatura) escrito em Gênesis 1:1 onde

“Deus criou o homem a sua imagem e semelhança”

Ai começa o problema, feuerbach vai dizer: Deus e o homem são iguais tão iguais que a própria concepção de Deus é o homem, Deus seria um ser que expressa todos os desejos todas as vontades do homem.

Então para feuerbach Deus passa a ocupar o papel do homem no sentido de se torna criatura e o homem criador

Daí se da o conceito de antropologia invertida (antropologia: Estudo sobre o homem)

Principal obra de feuerbach: “a essência do cristianismo”

Trecho importante: “esse ser não é nada + nada – que a inteligência a razão ou o intelecto Deus concebido como o extremo oposto do homem não como um ser humano, ou seja, pessoalmente humano é o ser objetivado do intelecto”, ou seja, Deus e a materialização da razão humana

Deus nada mais é do que a forma do ser humano reconhecer a si mesmo

O homem e tão cabuloso que ele acaba criando um ser para entender a si mesmo que teoricamente e superior a ele.

**O QUE SÃO AS 11 TESES?

São onze curtas notas filosóficas escritas por Karl Marx (provavelmente) em 1845. Eles explicitam a crítica das ideias de Marx sobre Ludwig Feuerbach.

As "Teses" identificam a ação política como a única forma verdadeira de filosofia, concluindo: "Filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras; mas o que importa é transformá-lo".

Marx não publicou as "Teses sobre Feuerbach" durante sua vida; foram mais tarde editadas por Friedrich Engels e publicadas em 1888 acopladas no seu livro: "Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã". Os escritos na verdade compunham apontamentos para sistematizar outros escritos sobre os princípios de que Marx poderia escrever, claramente assim, um lembrete, a si mesmo, rascunho para servir de base para outros conceitos que Marx estava por criar.


**QUAIS SÃO AS 11 TESES??


TESE1: O defeito fundamental de todo o materialismo anterior - inclusive o de Feuerbach – está em que só concebe o objeto, a realidade, o ato sensorial, sob a forma de objeto ou de contemplação, mas não como atividade sensível humana, como prática, não de modo subjetivo. Daí decorre que o lado ativo foi desenvolvido pelo idealismo, em oposição ao materialismo, mas apenas de modo abstrato, já que o idealismo, naturalmente, não conhece a atividade real, sensível, como tal. Feuerbach quer objetos sensíveis realmente diferente dos objetos do pensamento; mas tão pouco concebe a atividade humana como atividade uma objetiva. Por isso, em A Essência do Cristianismo, só considerava como autenticamente humana a atividade teórica, enquanto a prática somente é concebida e fixada em sua manifestação judia grosseira. Portanto, não compreende a importância da atuação "revolucionária", prática-crítica.


TESE 2: É através da pratica que o homem demonstra sua sabedoria e o seu caráter. A diferença entre ser e praticar é apena teórica, o homem é aquilo que ele faz, e ele demonstra seus pensamento e seu caráter a partir do exercício do poder e da verdade.

TESE 3: As circunstancias só podem ser mudadas pelo homem. O educador deve ser educado para conseguir produzir a mudança que serão conseguidas através da práxis revolucionárias

TESE 4: Para Feuerbach, a religião era uma alienação, pois, colocando sua essência e sua humanidade num Ser fora de si próprio, no mundo invertido da divindade, o homem vira um ser que não se pertence. Esse é o aspecto religioso da alienação que Feuerbach usa. O homem adora os ídolos que projeta. O próprio Marx afirma que, quanto mais se atribui a Deus, menos sobra para o homem. Para Marx, a alienação religiosa seria gerada pela alienação econômica. Tal estado é, para Marx, resultado da realização de o trabalho aparecer como a desrealização do trabalhador.

Por estar em desacordo com Feuerbach Marx escreve que Feuerbach parte da auto alienação religiosa para dividir o mundo em dois um religioso e um imaginário e outro real, e tenta dissolver o mundo religioso do seu fundamento terreno esquecendo que realizando isso o principal fica por fazer e o fundamento terreno deveprimeiro ser compreendido em sua contradição e em seguida revolucionado praticamente

mediante a eliminação da contradição.

Tese 5: Feuerbach não acredita no pensamento abstrato por isso ele que a intuição ao mesmo tempo ele não acredita na sensibilidade como pratica humana sensível ( essa sensibilidade seria equivalente a intuição que ele não acredita)

TESE 6: Para Marx a essência do homem é não ter essência. A essência do homem é não ter essência, a essência do homem é algo que ele próprio constrói, ou seja, a História. "A existência precede a essência".

Por isso ele diz que Feuerbach dilui a essência religiosa na essência humana. Mas, a essência humana não é algo abstrato, interior a cada indivíduo isolado. É, em sua realidade, o conjunto das relações sociais.

Feuerbach, que não empreende a crítica dessa essência real, vê-se, portanto, obrigado:

1 - a fazer caso omisso da trajetória histórica, fixar o sentimento religioso em si e pressupor

um indivíduo humano abstrato, isolado;

2 - nele, a essência humana só pode ser concebida como "espécie", como generalidade

interna, muda, que se limita a unir naturalmente os muitos indivíduos.

TESE 7: Essa tese é complementada pela tese 6 pois nela Marx diz que pelos argumentos da tese anterior Feurebach não consegue ver que o próprio sentimento religioso é um produto social e que o ser abstrato que ele analisa pertence a uma sociedade.

TESE 8: O mistério da convivência social, é a prática de valores e crenças. Tudo se resume a prática social e o seu entendimento, que é onde a solução racional se encontra.

Tese 9: O novo materialismo, modificado pelo pensamento comunista, agora analisa a sociedade como um todo, independente da sua localização, diferente do antigo materialismo, que tratava apenas a sociedade civil isoladamente.

TESE 10: O que agora importa, não mas uma sociedade isolada, ou varias. A sociedade agora é analisada de um ponto de vista mais amplo, ou seja, a sociedade é humana apenas, e todos perecem a mesma.

TESE 11:Esta tese visa criticar Feuerbach em relação a sua postura idealista ao tratar da religião. Para Feuerbach, Deus é apenas uma projeção dos poderes humanos divinos e nada mais do que isso. Feuerbach somente soube dissolver a religião enquanto construção ilusória do homem, atribuindo a este Deus como essência, isto é, preservando a individualidade humana. Só que Marx não se contenta com uma crítica que simplesmente aponta onde está o erro, para ele é preciso compreender as causas de tal erro. Afirmar que “a religião é o ópio do povo” é apenas detectar uma ilusão, e a causa desse engano deve ser procurada considerando o homem em sua condição material e não como ser divino. Esse procedimento implica numa ruptura, passando de um idealismo que mantém o erro intacto para um materialismo da práxis. Isto é, em Marx, o idealismo deixa de ser uma abstração derivada da realidade prática em contradição, para ser uma práxis que constitui a realidade última e determinante. Daí a 11° tese, a qual expressa a passagem do idealismo para o materialismo, da interpretação para atransformação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caraii isso q é resumo! ta maior q o livro!

 

Web Page Hit Counter
Omaha Singles Web Sites